Entradas populares

O papel do jornalista

 Essa semana fiquei muito enojada com uma publicação em um blog. O título do post é Escotismo, assim como a Maçonaria, em decadência. E nele o autor, um suposto jornalista, digo suposto, pois o que vi não é atitude de tal profissional.
 Descarrega um texto com ares de informação deturpando a imagem de uma instiuição sólida que se compromete somente em cuidar dos nossos irmãos, filhos, netos e sobrinhos, que é o objetivo do Movimento Escoteiro.
 O tal jornalista, sem nenhum respeito aos seus leitores, colocou qualquer tipo de "informação" baseada em achismos e senso comum. Não teve a dignidade de procurar estudar sobre o que escreveria, pesquisar, conversar com quem faz parte ou um dia fez parte das duas instituições ao qual ele atingiu.
 A mim pareceu que ele quis causar polêmica, sem se importar com consequências, e se ele estaria atingindo crianças, adolescentes, jovens ou adultos que lutam voluntariamente pra mudar essa sociedade marginalizada. Queria ibope, audiência! 
 Mas a que preço?
 Claro que quem conhece o movimento não ficaria calado, ou até quem não o conhece. Existem pessoas que ainda se incomodam com mentiras e injustiças! Nós criticamos através dos comentários de forma indignada, porém consciente, mas ele ironizou, não aceitou as críticas e ainda se fez de vítima afirmando que estariamos ameaçando-o. Chamou o escotismo de seita e que somos loucos, que não podia nem sair a rua pois está com medo! É de rir uma coisa dessas. E diz ainda que estariamos infringindo a liberdade de imprensa.
 Sabemos que nenhum direito é absoluto, e permitam-me usar de uma frase comum, mas que expressa bem o que quero dizer: O seu direito acaba quando começa o meu.
TODOS podem falar o que quiser, mas sabe-se que cada um carrega a responsabilidade pelo que fala.
 Este é mais um exemplo de péssimo jornalista: Aquele que não aceita críticas, que faz tudo por promoção própria, que inventa mentira sobre mentira. Uma perfeita imagem do que chamamos de imprensa marrom.

 O papel do jornalista é informar, mas não apenas isso. É ter respeito pelo outro, por aquele que lê, aquele que ouve, aquele sobre quem se fala. Responsabilidade, estudo e talento são elementos que envolvem qualquer área, mas os que não tem usam de outros meios menos dignos.

Quanto menos aceitarmos que exista esse tipo de jornalista, aos poucos conseguiremos que eles sejam uma espécie extinta. Fiquemos sempre ao lado da verdade. Não precisamos de meia-informação, meios-jornalistas.

Abraços e RESPEITO ao outro sempre.

¡Compártelo!

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisa

 

compartilhadís­simos

Coisas da Cacau Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger