Entradas populares

Sobre o Exame de Ordem

Tendo em vista que hoje será julgada pelo STF a questão da inconstitucionalidade do referido exame, venho expor minha opnião sobre esse tema.

A avaliação da qualidade de ensino de uma determinada faculdade ou se um profissional formado está preparado para exercer sua profissão não cabe a um conselho de classe. Isso é função do MEC!

Não é proporcional fazer um exame que custa R$ 200,00 ! Nenhum concurso público nesse país custa esse valor. É bom lembrar que não são só os "bem-nascidos" que ainda se formam em Direito no Brasil. Creio que poucos sejam os Bacharéis em Direito que sejam carentes ao ponto de ganhar a isenção da taxa, mas menos ainda são ricos suficientes para dispor da quantia acima referida por cada exame prestado. Não é fácil! Imaginem o lucro obtido por cada prova e vejam qual é o primeiro interesse na manutenção desse exame;

Não é nada proporcional que pouco mais de 10% dos inscritos sejam aprovados. Então está na hora de aplicar um exame à parte a todos os professores de Direito, coitados, muitos também não passariam! Eu tive alguns professores muito bons na faculdade, mas conto nos dedos quais foram;

Não tenho dúvidas de que é necessário que exista bons profissionais no mercado que atendam de forma eficiente aos interesses da população, mas como qualquer área que envolva conhecimentos técnicos, somente os bons se destacam; Ou vocês acham que pessoas que tem recursos para pagar os honorários de um advogado não tem o mínimo critério na hora da escolha do seu patrono? Aqueles que não tem recursos podem dispor da Defensoria Pública, pessoas devidamente aprovadas em concurso. Esta situação é distinta  do que acontece com profissionais da saúde, pois às vezes escolhe-se o médico pelo nome, por que é conhecido, mas a maioria das vezes você não sabe por quem será atendido. Isso inclui os enfermeiros, terapeutas, psicologos etc. Então, nós cremos que porque eles foram devidamente capacitados no periodo de sua faculdade podemos confiar nossas vidas a eles.

O Ministério da Educação deve ser mais zeloso ao abrir cursos, deve ter ainda mais esmero na hora de reconhecê-los, porque se o faz reconhece explicitamente que os profissionais que sairão daquela academia estarão aptos à exercer sua profissão. Entendo a lógica do vestibular ao fim do Ensino Médio, pois infelizmente não temos universidades públicas suficientes para a população, mas me custa entender a lógica do Exame de Ordem.

Eu não defendo um Exame de Ordem, mas essa é apenas a minha opnião. Entretando, se por ele o STF for a favor, defendo que seja realmente proporcional, feito de forma justa. Se tiver que ser aplicado que seja por quem de direito e não seja maquiado pelo 'interesse público' quando o que se vê é o interesse econômico e a reserva de mercado.

Nunca fiz o exame, mas já estou acostumada a ter meus direitos limitados. Você é livre pra escolher sua profissão, mas não é livre pra exercê-la. Que paradoxo!

Se você escolher Direito, caro amigo, tenha cuidado,porque depois de 5 anos  poderá acabar se tornando um nada jurídico.

Nos vemos dia 30/10!

¡Compártelo!

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisa

 

compartilhadís­simos

Coisas da Cacau Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger